METODOLOGIAS UTILIZADAS
Ao longo da minha trajetória me especializei em uma série de metodologias que compartilho a partir da experiência que vivi. São elas:
Teoria U
A Teoria U é uma metodologia que atua no desenvolvimento de líderes por meio de ferramentas de inovação (níveis de escuta, presença, meditações, corpo, prototipagem e outros métodos) para suspender paradigmas obsoletos e ajudar na criação de soluções sistêmicas. A metodologia faz uso de uma abordagem experiencial e traz uma análise profunda dos principais desafios da atualidade. Pode ser aplicada em qualquer contexto de co-criação de projetos, na transformação de si próprio e em organizações. Em essência, apresentamos de forma prática e teórica como atualizar o código operacional em nossos sistemas sociais por meio de uma transformação de consciência egocêntrica para uma consciência ecossistêmica
Metodologia
Ágil
A metodologia ágil surgiu no universo do desenvolvimento de softwares e envolve equipes multifuncionais que trabalham simultaneamente em várias áreas para entregar um produto. Essa mesma lógica pode ser utilizada para a criação de qualquer tipo de projeto e permite que ele aconteça de forma organizada, colaborativa e com transparência no progresso de cada etapa. Nesse sentido, o envolvimento ativo dos participantes e a cooperação entre eles gera um ambiente agradável e produtivo para fazer projetos acontecerem.
Comunicação
Não Violenta
A Comunicação Não Violenta é uma abordagem que apoia relações mais autênticas e empáticas. Isso significa que ao dialogar com o outro, trazemos foco no que nos une, ou seja, mostramos nossa vulnerabilidade expondo nossas necessidades e sentimentos e aprofundando a conexão com o outro. Nesse ambiente, com mais confiança e apoio mútuo, criamos relações mais verdadeiras, onde há espaço para crescimento e abertura para inovar. A partir desse espaço de troca mais transparente é possível enxergar tanto as nossas necessidades não atendidas, quanto as da outra pessoa e agir em direção à isso.
Meditação
Quando nos permitimos parar, silenciar a mente, sustentar um estado de vazio interno, as infinitas possibilidades de futuro podem acontecer. Os benefícios que adquirimos ao desenvolver o hábito de meditar são foco, tranquilidade, poder de concentração, presença, dentre vários outros. Com a prática, ampliamos a nossa capacidade de observar à nos mesmos a partir da mudança de perspectiva que a meditação traz e dessa forma ativamos nossa inteligência emocional e resiliência, tão necessários nesse momento de mundo que vivemos.
Design
Thinking
O Design Thinking é uma abordagem de inovação que leva em consideração o pensamento do designer, que para resolver problemas, mapeia a cultura, contextos, experiências pessoais dos indivíduos, adquirindo uma visão holística sobre as dificuldades e gerando alternativas para superá-las. Essa metodologia tem o ser humano como foco e busca gerar soluções que alinham o desejo e as necessidades do usuário consumidor à geração de valor para o negócio.
Lean
Startup
O termo foi criado por Eric Ries no livro Startup enxuta. Antes de lançar um produto no mercado, as pessoas não tem nada além de hipóteses que precisam ser validadas. Para isso, essa metodologia ensina que precisamos lançar produtos na sua menor versão (MVP), medir como os clientes reagem e a partir dai perseverar ou mudar de rumo (pivotar). A cultura do erro e do feedback é muito valorizada nessa abordagem e o processo de testes e validação no decorrer da aprendizagem tem um papel fundamental para o sucesso da inovação.